O novo Sam Fisher promete reinventar o estilo stealth.
Expectativa de todos a chegada de Splinter Cell: Conviction chega ainda neste mês para Xbox 360 e PC. Dessa forma, que tal relembrar e também dar uma atenção um pouco maior para algumas das ferramentas mais efetivas com que o vingativo Sam Fisher vai contar? Trata-se de toda uma gama de dispositivos que deve alterar bruscamente a forma como se joga e entende o gênero “stealth” hoje.
Em outras palavras, Conviction parece não apenas estar disposto a romper com alguns dos paradigmas mais clássicos dentro dos tradicionais jogos de espião, como ainda pretende reinventar a roda dentro da própria franquia. Como pivôs dessa nova tendência, aparecem, por exemplo, a nova habilidade “Mark and Execute”, e também o estilo “stealth” muito mais audacioso do espião.
Mark and Execute
Desde que as primeiras noções da nova ferramenta “Mark and Execute” foram demonstradas, não faltou quem apontasse o dedo dizendo: “então o jogo fará tudo sozinho?”. De forma alguma. A ideia, aparentemente, é apenas enfatizar a habilidade sobre-humana desenvolvida por Sam ao longo dos anos — particularmente, a precisão cirúrgica na hora de mirar e atirar.
Para quem ainda não conhece, o dispositivo permite que se marquem alvos para um disparo certeiro. Mas há variantes nisso, é claro. Em primeiro lugar, a habilidade apenas se torna disponível depois de se derrubar um inimigo da forma mais clássica possível. Em segundo, o número de alvos que podem ser marcados depende do tipo de arma utilizada por Sam.
Vale ainda lembrar que nem todos os alvos que aparecem com uma seta sobre a cabeça podem ser instantaneamente abatidos. No caso de uma seta cinza, por exemplo, o disparo é errático, e pode acabar pegando em um anteparo. O disparo apenas será certeiro no caso de setas vermelhas.
Antes de sair mandando balas, também é bom conferir se Sam está devidamente fora do campo de visão inimigo. Quer dizer, apenas porque você conseguiu uma morte instantânea, não significa que a área está limpa. Talvez seja de matar mais um capanga à moda antiga, e em seguida marcar outras cabeças!
Um jogo da caça, outro do caçador
Chega de se esgueirar e escapar... o negócio agora é partir para a caça!Sam Fisher parece ter abandonado em algum lugar de Chaos Theory aquele seu espírito sorrateiro e melindroso, constantemente esgueirando-se para evitar a ação inimiga. É claro que o estilo furtivo ainda é uma premissa básica em Convicetion. Só que o envelhecido Sam está agora muito mais para caçador do que para caça fugitiva.
Isso fica evidente na nova velocidade dos ataques furtivos e das escapadas do espião. Sam agora vai espreitar na escuridão, aguardando o momento certo de dar o golpe certeiro — alguém aí lembrou de Batman Arkham Asylum?
Em termos mais práticos: uma vez que se esteja devidamente escondido, as cores de Sam desvanecem, e ele se torna preto e branco. Caso você se torne visível novamente, as cores voltarão. Enfim, realmente um estilo muito mais intuitivo e visualmente aprazível do que as variadas barras de detecção que se podiam encontrar em Splinter Cell: Chaos Theory.
O Sam Fisher que atravessava lenta e relutantemente os beirais de prédios também se foi. Agora ele se moverá com grande velocidade e destreza e, caso encontre algum infeliz perto do beiral, é bem provável que este acabe voando pela janela. Isso quando o protagonista não iludir deliberadamente um inimigo, que acabará jogando granadas no vazio, graças à ferramente "Last Known Position".
Às vezes o melhor é correr
Por mais efetivo que o novo Sam Fisher seja, ele ainda é feito de carne e osso. Isso fica ainda mais evidente caso se jogue Conviction no modo “realistic”; basta tomar um único tiro bem dado, e já era. Nesses momentos, o melhor mesmo é correr — eventualmente deixando uma granada de luz (flash grenade) para trás — e tentar encontrar um local seguro para começar novamente a caçada.
Enfim, um único movimento equivocado não vai botar tudo a perder... desde que você tome as atitudes certas.
O renovado-envelhecido Sam Fisher deve trazer sua vingança cinematográfica para as prateleiras dia 13 de abril. Aguarde novidades. See ya!
Assinar:
Postar comentários
0 comentários:
Postar um comentário