A Máfia retorna mais realista do que nunca
Quando uma franquia é muito grande, é normal que outras sejam obscurecidas por sua sombra. Um bom exemplo é o que GTA fez com Mafia. O primeiro Mafia foi um jogo excelente, capturando de forma muito boa o ambiente da década de 30 dos Estados Unidos — período da proibição de bebidas alcoólicas no país, época de Al Capone e companhia. E agora a 2K Games retorna à franquia.
A década de 50 ainda mais realista
Nós já sabemos do que se trata essa sequência — o protagonista, um veterano da Segunda Guerra chamado Vito, envolve-se com uma família da máfia e acaba se enrolando no mundo do crime. Até aí, nada mais adequado para justificar o título do jogo e a jogabilidade bastante familiar. Mas o objetivo da desenvolvedora é retratar a experiência de forma muito mais precisa.
É com isso em mente que os criadores do jogo revelaram há alguns dias os sistemas de física que serão utilizados para criar ambientes, roupas e personagens muito mais realistas. Tudo para transformar a vida de Vito em uma série de acontecimentos marcantes, que realmente poderão impressionar os jogadores que comprarem o produto.
A carta na manga, desta vez, é uma parceria com a Nvidia. Para quem não sabe, a Nvidia é uma empresa que fabrica peças para computadores, famosa por suas placas de vídeo — gamers de PCs certamente já ouviram falar no nome. Como grande corporação que é, ela possui algumas tecnologias próprias, notadamente a PhysX e a APEX (esta última é a que nos interessa hoje).
APEX é uma nova estrutura de desenvolvimento gráfico que permite a realização de vários efeitos com um realismo acentuado e incorpora elementos da PhysX. Como é uma tecnologia de ponta, apenas a versão para PCs a utilizará — mas o game ainda rodará nos consoles com o auxílio da PhysX.
Dois elementos principais serão utilizados em Mafia II: um módulo de simulação de vestimentas e um de simulação de destruição. O primeiro faz com que as roupas do personagem principal e de todos aqueles nas proximidades se comportem de maneira muito mais realista, movendo-se com o vento, com as ações daqueles que as estão vestindo e muito mais. Ou seja, aquela visão de mafiosos segurando os casacos contra o vento poderá ser emulada de forma muito mais adequada.
O outro módulo, o de destruição, será o responsável por tratar com realismo as sequências de ação do jogo. Isso porque ele aprimora o sistema de danos e deformação em objetos, além de proporcionar maior precisão às explosões — ou seja, os impactos e “empurrões” causados por cargas detonadas irão interagir muito melhor com o ambiente.
E a coisa não para por aí. As partículas do jogo também se beneficiam da nova tecnologia, especialmente no que diz respeito aos destroços voando. Segundo os desenvolvedores, mesmo que o usuário jogue a mesma cena duas vezes, o comportamento dos objetos destruídos não será o mesmo. O resultado é uma chuva de pedaços de caixas, vidro e madeira que emula o que acontece na realidade.
Tudo isso em 3D!
Além do foco em entregar uma experiência de jogo realista, a 2K Games quer proporcionar também uma experiência memorável. Assim como em outros grandes títulos recentes que possuíam suporte da Nvidia, Mafia II poderá ser jogado com óculos estereoscópicos para explorar a tecnologia 3D Vision da empresa.
Acoplado a todos os novos sistemas de melhoria de performance, a possibilidade de ver tudo em três dimensões é certamente interessante. Poderemos avaliar o resultado final no dia 24 de agosto, data de lançamento prevista do game.
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